globalização e diversidade cultural
GLOBALIZAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
Perguntas:
1. O que é globalização cultural?
A globalização cultural, é um processo no qual ocorre uma passagem de identidades culturais relacionadas com o território, para outras que apresentam um aspecto transnacional, não diretamente relacionada com a cultura nacional. Há uma produção cultural global que interage com as diversas culturas nacionais, modificando e ao mesmo tempo sendo modificada. Assim, a identidade nacional sofre uma transformação, mas não se perde sendo substituída por outra transnacional, na verdade, há uma interação reciproca entre essas duas realidades.
2. Esta ocorrendo uma homogeneização cultural global?
A homogeneização é o cenário mais conhecido e divulgado, que representa a globalização. Neste caso as sociedades existentes então sendo contagiadas por uma oferta de produtos culturais disponíveis globalmente: alimentação, música etc. As características culturais específicas de cada região estão ameaçadas.
3. Existe também um processo de diversificação?
Autores como Drucker, enfatizam a diversidade, em vez de unidade. E Ianni, para quem a globalização é um universo de diversidades, desigualdades, tensões e antagonismos. (...)” Trata-se de uma realidade nova que integra, subsume e recria singularidades, particularidades (...).
4. Por que a globalização tem uma aparência de ocidentalização para muitos?
Como ideias e mercadorias, em sua maioria, têm origem ocidental, a globalização é percebida como uma ocidentalização disfarçada, ou simplesmente como uma americanização do mundo.
5. Pode a globalização ser entendida como americanização? Por quê?
Para a maioria dos povos a globalização tem a aparência de americanização, por serem os EUA agora a única superpotência, dominante em termos econômicos, culturais e militares. Além do mais, muitas das expressões culturais mais visíveis são americanas, tais como a Coca-Cola, e McDonald’s.
6. Como a globalização