Diversidade Cultural e Globalização
BGG
187
26, n. 2: 187-188, 2006
Resenha
RESENHA
BRANT, Leonardo (Org.). Diversidade Cultural Globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas. São Paulo: Pensarte, 2005. 230p.
Maria Elisabeth Alves Mesquita - UFG geo.elisabeth@bol.com.br O livro Diversidade Cultural
Globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas faz parte da coleção Democracia Cultural e traz
14 textos que discutem a temática
“Diversidade Cultural” no contexto de um mundo globalizado com atenção para as culturas locais no mundo e no Brasil. O prefácio é feito por Gilberto Gil que faz uma metáfora entre a globalização descrita em sua música Parabolicamará de 1991 e a atual, discutindo os medos que ele possuía da morte da cultura brasileira, e que hoje são quebrados com os encontros culturais não programados e a propagação da capoeira pelo mundo sem incentivos de políticas públicas.
O organizador da obra Leonardo Brant é responsável pela introdução e primeiro texto intitulado: Dimensões e Perspectivas da diversidade cultural no Brasil, que nos remetem a conhecer e debater sobre organizações e grandes conferências mundiais que buscam um modelo de mundialização condizente com o pluralismo e a diversidade das culturas. Fazendo também uma releitura a partir da mídia brasileira sobre a globalização e cultura nacional.
O texto de Priscila Beltrame discorre sobre os efeitos da globalização na percepção do fenômeno cultural e a industria cultural no mercado glo-
BGG
188
BRANT, Leonardo (Org.). Diversidade Cultural Globalização e culturas locais: dimensões, efeitos...
Maria Elisabeth Alves Mesquita
balizado. François de Bernard, Bem Goldsmith e Rafael Segóvia buscaram definições dos termos cultura e diversidade cultural dentro da filosofia, das ciências humanas e dos documentos provenientes de instituições internacionais. Hermano Viana discute de forma histórica como o termo cultura modificou através de pensamentos multiculturais, transculturais, de