Globalização, educação e diversidade cultural
ADMINISTRAÇÃO
Aluno
O MITO DA CARVERNA E O DESAFIO DO EMPREENDEDORISMO
Feira de Santana
2014
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA
ADMINISTRAÇÃO
O MITO DA CARVERNA E O DESAFIO DO EMPREENDEDORISMO
Paper apresentado à disciplina de Filosofia, Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, curso Administração como requisito parcial para aprovação na primeira unidade do segundo semestre.
Feira de Santana
2014
RESUMO
O presente trabalho objetiva relacionar o texto O Mito da Caverna e a Gestão Empresarial e fazer uma análise com a gestão ultrapassada ainda utilizada em várias empresas que só enxergam na escuridão, vivem a sombras da modernização, da criatividade e crescimento, não procuram buscar uma visão empreendedora. A caverna é a empresa que não procura se atualizar no mercado e não busca inovação sendo assim esmagada pelas concorrentes. O prisioneiro que se liberta é o empreendedor que tem uma visão de mundo ampla e que está sempre atrás de conhecimento e novas tecnologias que possa ajudar no crescimento da empresa em que é gestor.
O Mito da Caverna como desafio do Empreendedorismo
O Mito da caverna narra à história de vida de alguns homens que nasceram e cresceram dentro de uma caverna e ficavam voltados para fundo dela, onde contemplavam uma réstia de luz que refletia sombra no fundo da parede. Quando um habitante resolveu sair da caverna, ficou cego pela claridade da luz. E ao ver “outro mundo” ficou maravilhado com a natureza, cores e imagens diferentes do que estava acostumado a ver. Então voltou para caverna para contar o fato aos seus amigos que não acreditaram nele e resolveram o matar.
Comparando “O Mito da Caverna a Gestão Empresarial podemos observar que ainda no século em que vivemos existem muitas empresas com dificuldade de se manter no mercado por causa de anos de ingerência e uma visão ultrapassada de Gestão