Conceitos de diversidade cultural
Deste modo, a importância de uma Convenção que defina o seu conceito e o regulamente é de grande relevância para a sua preservação e perpetuação.
A escola tem um papel fundamental neste processo de negação das identidades culturais. A simples “integração”, proposta aos povos indígenas através da escola, é nada menos do que a aceitação da língua e da cultura dominante oficial, em prejuízo da diversidade cultural e da lingüística real. É nestes antecedentes que se encontram as raízes históricas do divórcio entre a sociedade real e o Estado oficial, desencontro que perdura até os nossos dias.
Essa escola que temos hoje, tem veiculado a imposição de toda essa concepção ocidental, que privilegia a cultura escrita em prejuízo da cultura oral e dos conhecimentos das culturas tradicionais. O processo de ocidentalização do mundo tem imposto igualmente as falsas oposições entre modernidade e tradição, entre cultura oral e cultura escrita, privilegiando um tipo de inteligência e uma maneira determinada de construir o conhecimento. Tem sido um processo de exclusão, que