cultura
INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA: O GRANDE DESAFÍO DO SÉCULO
XXI
Maria Luisa Ortíz Alvarez
Universidade de Brasília
Todo ato cultural vive por essência sobre fronteiras: nisso está sua seriedade e importância, abstraído da fronteira, ele perde terreno, torna-se vazio, degenera e morre.
Mikhail Bakthin
A diversidade cultural apresenta um duplo desafio: assegurar a coexistência harmoniosa entre indivíduos e grupos de culturas diferentes enquanto defende a criatividade por meio de inúmeras expressões culturais de todos os países.
A diversidade cultural é uma fonte de dinamismo social e econômico que pode enriquecer a vida humana no século XXI, suscitando a criatividade e fomentando a inovação. Reconhecemos e respeitamos a importância da diversidade na expressão lingüística e criadora.
(Declaração de Okinawa, julho de 2000)
A diversidade das culturas humanas está atrás de nós, à nossa volta e à nossa frente. A única exigência que podemos fazer a seu respeito é que cada cultura contribua para a generosidade dos outros.
Claude Lévi-Strauss , 1985.
Hoje a integração da América Latina constitui um imperativo histórico e caminho necessário para o desenvolvimento econômico, social e político dos países da região e, além disso, ela estimula sobremaneira a divulgação das culturas nacionais dos povos envolvidos.
Dentro desse contexto de integração econômica, social e cultural fica implícita a necessidade também de uma aproximação ou integração lingüística. Assim, este trabalho pretende mostrar a importância dessa integração para análise, discussão e compreensão da questão da diversidade cultural, o grande desafio do século XXI dentro do marco da globalização. Para tal objetivo partimos de três conceitos – chave, diversidade cultural, globalização e integração, que refletem a realidade social atual da qual a nossa geração faz parte. Dependendo de como a compreendermos e avaliarmos esses conceitos