Relatório de estágio ii: Educação Infantil
1 INTRODUÇÃO 03
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 04 3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 05
3.2 A Rotina................. 09
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 12
4.2 Dados Gerais do Projeto 12
4.3 Referencial Teórico 13
4.4 Planos de Aula da Intervenção 16
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 23
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 25
MOSTRA DE ESTÁGIO 26
REFERÊNCIAS 27
APÊNDICE (se houver) 28
1 INTRODUÇÃO
Hoje vivenciamos um momento de diversas mudanças em âmbito geral, e na educação não é diferente, foram vários anos de aprimoramento e crescimento no sistema educacional. E na educação infantil principalmente, temos presenciados grandes avanços, tal como o trabalho musical, e o trabalho dos movimentos. No presente trabalho então veremos um pouco sobre música, não o trabalho da música em sí, mas sim, os grandes benefícios de ser trabalhado a música como instrumento integrador dentro do contexto escolar.
A musicalização é um termo recente nas escolas sendo necessário uma maior divulgação e preparação dos professores para usá-la como ferramenta benéfica para o ensino de crianças na Educação Infantil. Portanto, no transcorrer desse relatório poderá ser percebido o quanto é importante ser realizado atividades musicais que trabalhem a criança em forma geral, desde a percepção auditiva até as suas emoções.
Maura Penna, autora do livro Reavaliações e Buscas em Musicalização (1990), usou como ponto de partida para discussão sobre musicalização a seguinte afirmação:
Ato ou processo de musicalizar.
Musicalizar - (se): tornar - (se) sensível a música, de modo que, internamente, a pessoa reaja, mova-se com ela. (PENNA, 1990, p. 22).
Tendo como objetivos implementar esta ferramenta a musicalização, pois esta foi visto