Diversas
O conjunto das mudanças do tempo constitui o clima de um lugar. A temperatura, as chuvas, a pressão atmosférica, os ventos, a umidade são elementos que contribuem para as variações do clima. O clima tem influência na vida das pessoas, dos animais e das plantas. O Brasil tem diversos tipos de clima porque é um país muito extenso. Por esse motivo, o clima do nosso país varia de um lugar para outro.
Clima tropical É o clima predominante na maior parte do território brasileiro. Por isso, nosso país é chamado de “país tropical”. Apresenta duas estações bem definidas: uma chuvosa (verão) e outra seca (inverno). Nas regiões próximas ao litoral, faz mais calor e chove mais – é o tropical úmido; nas regiões mais elevadas faz menos calor – é o tropical de altitude. O clima tropical é bom para o plantio de vários produtos agrícolas. O café, o algodão e a cana-de-açúcar são cultivados nos locais de clima tropical.
Clima subtropical É o clima que predomina no sul do país. Chove durante o ano todo e o inverno é muito frio, com geadas e até neve. O clima subtropical é bom para a criação de animais e para o plantio de vários produtos agrícolas. Os principais produtos cultivados são: trigo e uva.
Clima equatorial É o clima predominante no norte do Brasil. É quente e úmido, com muita chuva durante o ano todo. A grande quantidade de chuvas faz aparecerem florestas e rios. As chuvas também causam inundações e prejudica o trabalho do homem. As colheitas, por exemplo, precisam ser feitas antes da época das chuvas.
Clima semiárido É o clima do sertão do nordeste do Brasil. Faz muito calor durante todo o ano. As chuvas, além de poucas, são mal distribuídas, concentrando-se em fevereiro, março e abril. Por isso há longos períodos de seca.
O clima do Brasil
O conjunto das mudanças do tempo constitui o clima de um lugar. A temperatura, as chuvas, a pressão