ditatica e pratica de ensino
Em 1924 causou sensação com apresentação de Visgotki ao segundo congresso de psiconeurologia. Por requisição de Luria , K.N.Kornilov novo diretor do instituto de psicologia . O circulo extraordinariamente amplo de interesses humanísticos de VIGOTSKI se formou já em sua juventude .
Visgotki aplicou mais tarde e aos mais diferentes gênero literário como assinalou posteriormente o próprio Visgostki, de idéias e orientações ao "supremo" no homem esboçadas em dita obras e o método objetivo de analise superiores da vida psíquica humana.
A concepção do caráter instrumental da cultura com referência a vida psicológica espiritual do homem e a analise semântica de sua permanecia em Moscou, em direção pratica da educação e ao ensino, e formas praticas psicotécnica.
Como também constituiu a origem de uma serie de idéias concretas que desenvolveria em sua futura teoria histórico -cultural fina analise não superada ainda em profundidade e audácia metodológica .
Em 1928 foi publicado no primeiro número da revista pedologia o histórico -cultural, nesta ocasião ao redor de Vigostki havia formado um pequeno grupo de seguidores talentosos e entusiastas, os quais ,sob a direção do mestre. Um conjunto de problemas teóricas e empiricamente importantes nos marcos da nova psicologia histórico -cultural
Nos anos 30 Vigostki, demais proferiu conferências e dirigiu o trabalho de aspirante no instituto pedagógico em outras instituições, ele já havia convertido em uma das figuras mais luminosas não só da psicologia soviética, mais também na psicologia mundial em um investigador de autoridade cientifica inquestionável.
Havia aberto para a psicologia