o individuo e a sociedade
Anhanguera Educacional
2013
Família e escola: agentes de socialização
Dois dos principais meios de socialização são a família e a escola. Esses dois agentes socializadores coordenam as ações dos indivíduos nos seus primeiros anos de vida em todos os momentos em que precisarem tomar alguma decisão.
Como o livro – texto descreve, o principal agente de socialização e o primeiro também, é a família, onde o individuo recebe as primeiras noções para seu desenvolvimento físico e mental, onde pode ser encontrado os aspectos morais e culturais relativos a sociedade no qual a família está inserida.
Pode-se citar como exemplo, uma criança que nasce em uma família rica da Índia e que é criada lá, certamente não terá os mesmos costumes, valores, tradições de uma criança criada na cultura típica brasileira. Mas, independente de onde esta criança esteja, tais valores podem ser mudados ou retocados.
Outro agente de socialização é a escola, pois é ali que o individuo começa a mudar suas relações com o meio, é onde ele começa mais uma etapa do seu sistema de pensar, nisso ele vai percebendo que além das relações – informais, que são criadas pela família, existem as relações formais – pessoais, que são o novo método do qual ele está começando a usufruir.
Neste novo método está presente uma serie de novas subculturas e elas lhe transmitem uma “enxurrada” de conhecimento novo, a partir disso seu senso interpretativo irá criar novas conexões sobre suas antigas concepções de verdade ou mentira e pode-se afirmar que ele está evoluindo.