DITADURA MILITAR NO BRASIL
Ditadura Militar
Ditadura militar, regime militar ou governo militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não. Também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante.
Ditadura Militar no Brasil
A Ditadura Militar no Brasil começou com os Estados Unidos ajudando os militares brasileiros, na deposição do presidente do Brasil, João Goulart, esse foi o Golpe Militar de 1964.
O governo americano e os militares brasileiros viram que João Goulart era alguém perigoso, pois seu governo socialista (que pregava a igualdade social) contrariava o governo capitalista dos EUA. Em 1964, o comício organizado por Leonel Brizola e João Goulart, na Central do Brasil, serviu como estopim para o golpe. Neste comício eram anunciadas as reformas que mudariam o Brasil, tais como reforma agrária e a nacionalização de refinarias estrangeiras.
Foi neste cenário que, depois de um encontro com trabalhadores, que João Goulart foi deposto, e teve de fugir para o Rio Grande do Sul e, em seguida, para o Uruguai. Então, o Chefe Maior do Exército, o General Humberto Castelo Branco, tornou-se presidente do Brasil.
As principais cidades brasileiras foram tomadas por soldados armados. Os militares incendiaram a Sede, situada no Rio de Janeiro e as associações que apoiavam João Goulart foram tomadas pelos soldados.
Logo após à tomada de poder pelos militares, foi estabelecido o AI-1. Com 11 artigos, o mesmo dava ao governo militar o poder de modificar a constituição, anular mandatos legislativos, interromper direitos políticos por 10 anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que fosse contra a segurança do país, o regime democrático e a proibidade da administração pública, além de determinar eleições indiretas para a presidência da República.
Durante o