anatomia
A palavra “anatomia” vem do grego “Ana”, que significa em partes, e “Tomein”, que significa cortar. Então, anatomia significa cortar separando em partes.
Anatomia é a ciência que estuda macro, micro e mesoscopicamente a constituição e a forma dos seres organizados.
1. Nomenclatura
No final do século XX usava-se varias nominações para descrever um mesmo elemento do corpo humano, então houve a necessidade de uniformizar os termos anatômicos, o que aconteceu em 1955 em Paris, onde foi aprovada oficialmente a nomenclatura anatômica, que ficou conhecida por PNA (Paris Nomina Anatomica).
1.2. Posição Anatômica
A posição onde se analisa o corpo pode ser variável, então criou-se um padrão, chamado de posição anatômica, em que o indivíduo fica na posição ortostática (em pé), olhando para o horizonte, com os membros inferiores e calcanhares unidos, com os pés voltados para frente, com os membros superiores estendidos junto ao tronco e as palmas das mãos voltadas para frente.
1.3. Planos de Delimitação e de Secção
Na posição anatômica, Imaginemos um indivíduo dentro de uma caixa retangular. Então nas faces desse sólido serão os planos de delimitação, onde temos quatro verticais e dois horizontais. O plano tangente ao ventre é o plano ventral ou anterior e o plano tangente ao dorso é o plano dorsal ou posterior. Os planos laterais direto e esquerdo passam paralelamente de cada lado do corpo. O plano cefálico, cranial ou superior tangencia a cabeça e o plano podálico ou inferior passa junto à planta dos pés.
Quanto aos planos de secção, segundo Dângelo e Fattini, (1998, p. 6 e 7)
O plano que divide o corpo humano em metade direita e esquerda é denominado mediano. Toda sessão do corpo feita por planos paralelos ao mediano é uma sessão sagital (corte sagital) e os planos de sessão são também chamados sagitais. O nome deriva do fato de que o plano mediano passa pela sagitta (que significa seta) do crânio fetal, figura representada