ditadura da moda
MEMBRANA PLASMÁTICA É uma membrana formada por duas camadas de fosfolipídios e tem como função: Manter a integridade da célula, limitar exteriormente o citoplasma e permitir a troca de substâncias e informações entre os meios interno e externo. A Membrana plasmática é invisível ao MO, mas foi observada e estudada ao ME. Ela envolve toda a célula e é contínua com as membranas de outros componentes celulares, como: Retículo endoplasmático e Membrana nuclear (Carioteca). A sua constituição química é fosfolipídios formando dupla camada e também são encontradas algumas proteínas. As proteínas da Membrana plasmática têm diversas funções, como reconhecimento de substâncias estranhas à célula (antígenos) e carregar para dentro das células, substâncias importantes para o seu metabolismo. A entrada e saída de substâncias através da Membrana plasmática podem ser de forma ativa ou passiva. Glicocálix – É uma estrutura formada principalmente por carboidratos que além de proteger as células animais das agressões físicas e químicas externas, retém enzimas e nutrientes importantes, tendo também participação ativa no reconhecimento de vários mediadores químicos.
As proteínas da membrana plasmática se ligam a lipídios e a outras proteínas pela associação às moléculas de polissacarídeos.
Transportes pela membrana plasmática: Processo físico: Difusão e Osmose Processo biológico: Transporte ativo Fagocitose Pinocitose
Na difusão e na osmose não há gasto de energia, porém no transporte ativo, fagocitose e pinocitose a célula utiliza energia dos ATPs.
CITOPLASMA O Citoplasma é um espaço intracelular preenchido por uma matriz semi-fluida (consistência de gel), denominada “hialoplasma”, onde está mergulhado tudo o que se encontra dentro da célula, como moléculas e organelas. É composto principalmente por água (80%), mas também contém íons, sais, aminoácidos, proteínas, carboidratos e Rna. Essa abundância