Ditadura da Moda - Nina Lemos
Carol Garcia
Isabela Santa Maria Lucin - 20204580
A Ditadura da Moda – Nina Lemos
O livro narra a história de Ludmila Correia, que nasceu durante a ditadura militar e é filha de pais comunistas. Após uma série de problemas familiares, foi morar em uma comunidade com sua tia Dirce, que não podia ouvir falar sobre capitalismo, consumismo e Estados Unidos (a tia odiava quando ela usava palavras em inglês).
Ludmila se torna muito importante no meio da moda como renomada editora da revista Tendência e leva o leitor para um passeio em meio às temporadas de moda, como o São Paulo Fashion Week. Sempre relatava os mínimos detalhes dos desfiles vistos da fila A e quanto ao seu modo de vestir, o conforto era a principal palavra chave de todos os seus looks acompanhado por uma certa ousadia.
Durante uma semana de moda, ela se vê em um conflito ideológico entre os valores familiares comunistas e esse mundo fashion ao presenciar uma manifestação com entrada paga sobre anticonsumo, onde a dona de uma grife dizia que a solução para o consumismo era a compra de roupas de alto valor, pois tinham uma duração maior, e toda essa história não fez sentido nenhum para ela que estava vivendo no auge da moda contemporânea.
Tal pensamento foi decisivo para a editora arrumar suas malas e viajar para Berlim. No meio da viagem, em uma escala na França, ela é abordada por policiais que a julgam pelo seu modo extravagante de se vestir e suas tatuagens, o que fez com que Ludmila ficasse chateada e entrasse em outro conflito com si mesma, pois sua roupa lhe transferia segurança.
Ao chegar na Alemanha, foi a diversas lojas e percebeu que não sentia mais vontade de comprar nada pois realmente não precisava de mais nenhuma peça de roupa no seu guarda roupa.
Em uma saída com amigos, ela conhece Thomas, e durante a conversa descobre que ele é um policial e tem medo de contar sobre seu passado, mas isto não os impede de se apaixonarem e Ludmila consegue finalmente