Natureza elemento de conquista e domínio.
Diante de todo o fato em relação à natureza e meio ambiente podemos afirma que nos primórdios do século XIX, não se pensava em natureza e meio ambiente e sim em conquista e domínio.
As empresas e os homens cada dia que passava queriam produzir mais, conquistar mais e dominar cada vez mais tudo aquilo que necessitasse para um aumento de sua produção e domínio de mercado ou espaço físico de sua empresa, sem pensar em que aquela produção levaria quanto àquela produção iria gerar de mau ao meio ambiente e a natureza, as empresas jogavam nos rios e afluentes todos os dejetos da sua produção poluindo os mesmos e causando grandes impactos ambientais ao meio ambiente e a natureza, os agricultores na busca incessante de aumentar suas produções, começaram a invadir as áreas de APP – Áreas de preservação permanente ambiental, isto sem pensar em proteger a nascente e afluente, as indústrias que usavam a madeira desmatavam e desmatam até hoje toda floresta só pensando no retorno que tira da natureza, nunca pararam para pensar quantos décadas levou para aquelas arvores chegarem a tal ponto que esta hoje.
Muitas das empresas de hoje acordaram para vida, descobriram que precisam mudar sua política de produção para se enquadrar as moldes de hoje. Preservando para ter matéria prima continuamente, descobriram que toda matéria, energia e recursos naturais que a natureza coloca à disposição do homem, deve ser usado pelas empresas e pelo próprio homem com consciência, hoje pode notar que as empresas e o homem dependem desses recursos para sobreviver e ter qualidade de vida. O ar que se respira, a luz do sol, a água dos rios, a madeira das florestas e as reservas minerais são recursos naturais. Transformados em bens e serviços, os recursos naturais vão gerar conforto. O combustível que move carros e ônibus, a energia elétrica que permite usar um computador ou ver TV, o gás que aquece o banho, a comida, as roupas, a água que você bebe tudo