Golpe ditadura militar
A moda e a ditadura militar na época do golpe militar que implantou a ditadura em nosso pais que segui até o ano de 1985. O Período foi de revolução e a moda deu um salto no comportamento dos jovens no ano de 1968.Onde os jovens e estudantes foram as ruas contestar a ditadura militar, sistema, ensino e a cultura.
Seguindo um caminho da contracultura, a moda da década de 60 começou a significar uma nova visão política. Em contra partida a moda étnica estava presente, com a mistura do retro e do pop.A moda ficou muito influenciada pelas roupas dos “ The Beatles” com Silhueta mais justa, cabelo com Franjão e paletós sem colarinhos de Pierre Cardin.As golas rolê se tornando um clássico no guarda roupa masculino. Brasil quem ditava moda era a Jovem Guarda, onde seus looks eram copiados por jovens no Brasil inteiro. A moda masculina se caracterizava por cores fortes e berrantes, calça boca de sino tecidos sintéticos e roupas futurista. Hoje podemos temos o direito de expressão, podendo vestir diferentes estilos e modas.
A repressão na ditadura militar
Após o golpe de 1964, os cineastas e suas obras sofreram perseguições, pois, ao abordar temáticas de crítica e denúncia social, a maioria dos filmes foi submetido à censura. Naquele momento, a esperança de um país mais justo socialmente foi enfraquecida e, mais do que isso, destoava do novo governo a visão de mundo daqueles artistas, baseada na vitória do oprimido sobre os opressores, que seus filmes buscavam reproduzir.
“Com o golpe, o Cinema Novo apresenta-se em um novo ciclo. Narrativas mais elaboradas e menos didáticas começaram a surgir para, também, dissimular a censura. No entanto, a característica do engajamento permanecia presente, como foi com Terra em Transe, de Glauber Rocha”, explica Glauber Filho, cineasta e professor dos cursos de Jornalismo e Audiovisual.
Filmes produzidos durante o regime militar com a temática da ditadura
O desafio (1965), de Paulo César