O governo João Goulart e o Golpe Militar de 1964./ A Ditadura Militar: aspectos políticos e culturais.
História 6ºNA
Profº Fábio Pires Gavião
ATPS: Aula-tema: O governo João Goulart e o Golpe Militar de 1964./ A Ditadura Militar: aspectos políticos e culturais.
Nome: Edeumar dos Santos Ribeiro RA: 4200057575
ETAPA 1
Aula-tema: O governo João Goulart e o Golpe Militar de 1964.
Conforme os textos a ditadura militar foi o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil, entre os anos de 1964 e 1985.
O que caracterizou a falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão àqueles que eram opostos ao regime militar.
Com a renúncia de Jânio Quadros em 1961, o Brasil vivia uma crise política. O vice de Jânio, João Goulart, assumiu a presidência num clima político tenso. Seu governo foi marcado pela abertura às organizações sociais.
Manifestações estudantis, populares e trabalhistas ganharam espaço no cenário político brasileiro, preocupando as classes conservadoras, como empresários, banqueiros, a Igreja Católica, militares e a classe média.
Com acontecimento da Guerra Fria, os EUA temiam que o Brasil se voltasse para o lado comunista.
Os partidos que se opunham a Jango (João Goulart), o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e de ser o responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realizou um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defendeu as Reformas de Base e prometeu mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.
Em 19 de março, os conservadores organizaram um protesto que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo contra as intenções de João Goulart, onde foi conhecida como a Marcha da Família com Deus pela Liberdade.
Em 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saíram às ruas, com o pretexto de estar evitando uma guerra civil, Jango deixou o país, refugiando-se no Uruguai, assim militares