A ditadura
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Fatores que influenciaram o contexto histórico antes do Golpe, foram a instabilidade política durante o governo de João Goulart, ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais, o alto custo de vida enfrentado pela população, promessa de João Goulart em fazer a Reforma de Base (mudanças radicais na agricultura, economia e educação), medo da classe média de que o socialismo fosse implantado no Brasil e o apoio da Igreja Católica nos setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos aos militares brasileiros.
As principais características do regime militar no Brasil foram a cassação de direitos políticos de opositores, repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição, censura aos meios de comunicação, censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos), aproximação dos Estados Unidos, controle dos sindicatos, e implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada), enfrentamento militar dos movimentos de guerrilha contrários ao regime militar, uso de métodos violentos, inclusive tortura, contra os opositores ao regime, o “Milagre econômico”: forte crescimento da economia (entre 1969 a 1973) com altos investimentos em infraestrutura. Aumento da dívida externa.
A DITADURA MILITAR NO BRASIL
GOLPE MILITAR DE 1964
O Governo estadunidense tornou públicos, em 31 de março de 2004, documentos da política dos Estados Unidos e das operações da CIA que, ao ajudar os militares brasileiros, conduziram à deposição do presidente João Goulart, no dia 1º de abril de 1964. O governo americano e os militares brasileiros viam em João Goulart alguém perigoso porque, além de