Como derrubar a ditadura da moda
Objetivos
Aferir o nível de informações sobre obesidade, saúde e padrões estéticos contemporâneos
Introdução
Dietas radicais são perigosas que o diga o protagonista da comédia O Professor Aloprado. Mesmo sem recorrer a poções explosivas como o personagem de Eddie Murphy, muitas vezes as pessoas se dispõem a correr certos riscos para perder alguns quilinhos. As três reportagens de VEJA que fundamentam esta aula mostram exemplos das pressões que sofremos em nome da boa forma. Assim, o texto "Malhação Capitalista" informa que as empresas estimulam as atividades físicas regulares de seus funcionários, associando-as ao aumento de produtividade. "Mutirão da Fome" aborda uma comunidade que se lançou num regime coletivo. E "Cheinhas e sem Grife" registra um caso extremo da ditadura da moda: as lojas mais badaladas ignoram a demanda das mulheres "redondinhas", não comercializando roupas dos tamanhos considerados grandes.
De que modo essas pressões estéticas atuam sobre os jovens? Eles conhecem os aspectos positivos de uma dieta equilibrada, associada a exercícios físicos, ou, quando querem emagrecer, "fecham a boca" e trilham o caminho perigoso da anorexia? Os alunos têm consciência de que a moda e os padrões de beleza variam com o tempo e a cultura? Seus alunos costumam obedecer cegamente a essas normas ou mostram jogo de cintura para adaptá-las? Este plano de aula vai ajudá-lo a verificar o grau de informação dos estudantes acerca das questões relacionadas a padrões estéticos e alimentares.
Preparação da aula
Tire cópias do quadro abaixo e distribua entre os alunos. O material destina-se a avaliar o nível de conhecimento dos adolescentes sobre o tema desta lição.
Atividades
Divida a classe em três grupos e encarregue cada um de examinar uma das reportagens selecionadas. No final, as equipes devem expor para os colegas os pontos mais relevantes do que leram. É importante perceber que os textos estão