Tarefa 2
Entende-se que, a partir das leituras no livro-texto da disciplina Filosofia e Ética, além das participações nos fóruns e sua interpretação do material disponibilizado, você terá condições de responder às questões abaixo. Volte aos apontamentos, reflita, pondere e responda.
1. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?
Com certeza. A modernidade para nós é estar atualizado, estar na moda. Porém de acordo com o conceito Kantiano, a modernidade é o esclarecimento (ou seja, a modernidade) é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele mesmo é o responsável” Kant (1988), apud Assmann (2009). Ainda segundo este conceito, a menoridade é ser dependente dos outros, não ter liberdade para decidir sua vida. Diferente de ser moderno, que é ser responsável, ter autonomia, coragem para utilizar seu próprio entendimento e estabelecer as normas que irá seguir assumindo seus riscos.
2. Marilena Chauí (1995) apresenta os aspectos da Filosofia Contemporânea, no capítulo 5 do seu livro “Convite à Filosofia” (disponível na biblioteca virtual). Identifique e explique esses aspectos.
História e progresso:
O século XIX é o século da descoberta da história do homem, da sociedade, das ciências e das artes para a Filosofia. Essa visão levou ao entendimento de que o homem, as ciências, as artes e as técnicas estariam em constante evolução e crescimento. Essa mesma visão, onde o desenvolvimento social se faria pelo crescimento do conhecimento e controle cientifico da sociedade, foi também implantada na França pelo filósofo Comte. Porém no sec XX, a mesma visão leva a crer que cada sociedade tem sua própria História não sendo entendida como universal. A ideia de progresso passa a ser criticada, pois serve como forma de domínio das sociedades atrasadas, como também a ideia das ciências e das técnicas, revelando que em cada época, todas elas