Semelhança e diferença dos movimentos sociais no Brasil
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de História, no Curso de Eventos 3, no Instituto Federal do Tocantins.
Prof. Euler Tavares
Palmas 2014
INTRODUÇÃO
No Brasil, os anos de 60 e 70 foram reconhecidos como anos de mudanças, as quais promoveram transformações na estrutura da produção e da sociedade, nos comportamentos políticos e nas manifestações culturais. Lutava-se contra o regime de ditadura militar implantada em 1964, contra a reforma educacional, o que mais tarde provocou o fechamento do Congresso e na decretação do Ato Institucional nº 5. Além disso, o país foi palco de grande “expansão da massificação das informações e dos padrões de comportamento de consumo”. Nos meios de comunicação a televisão foi o principal veículo que penetrou de forma incomparável numa década em que as redes de telecomunicações atingiram distantes regiões do país. Ela generalizou-se em todas as camadas sociais. A informação era dominada pelo rádio e pela televisão que influenciou diretamente na transformação dos costumes. Esse papel tornava-se importante pelo fato de transmitir em cores, ao vivo, partindo de São Paulo – Rio de Janeiro “os últimos ditames da moda, as discotecas, o culto ao corpo e a valorização dos padrões de beleza, a exaltação do individualismo e do consumismo.”
DESENVOLVIMENTO
O período de 1960 a 1965 foi marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações socioculturais, e no âmbito da política. É evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo. de 1966 a 1968 (porque 1969 já apresenta o estado de espírito que definiria os anos 70), em um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos.