Epistemologia
Campina Grande – 18/11/14
Jean Carlos
Disciplina: Redação
Tema:
Música (anos 50-60)
Os anos 50 foram marcados por uma crise no moralismo rígido da sociedade, principalmente devido à rebeldia da juventude da época. A segunda metade dos anos 50 já prenunciava os anos 60: o rock de garagem à margem dos grandes astros do rock e os movimentos de cinema e de teatro de vanguarda, inclusive no Brasil.
Com o objetivo de buscar a liberdade de expressão, os jovens começaram a se manifestar através de diferentes formas artísticas, utilizando a música, roupas incomuns, e outros fatores que marcaram o seu comportamento alternativo.
The Beatles, por exemplo, foi uma banda de rock britânica formada em Liverpool em 1960. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fizeram com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.
Música: Blue Suede Shoes - Elvis Presley
Sapatos de Camurça Azul (Tradução)
Bem, um é pelo dinheiro
Dois é pelo show
Três é para se aprontar
Agora vá, gata, vá
Mas não pise nos meus sapatos de camurça azul
Você pode fazer qualquer coisa mas longe dos meus sapatos de camurça azul
Bem, você pode me derrubar
Pisar no meu rosto
Caluniar meu nome
Em toda região
Fazer qualquer coisa que queira
Mas querida, fique longe desses sapatos
E não pise nos meus sapatos de camurça azul