Fundações
“RENATO RAMOS DA SILVA”
CEDUP – LAGES – SANTA CATARINA
FUNDAÇÕES
BERNARD WILSON SCHINAIDER LEITE
LAGES
OUTUBRO/2014
1 INTRODUÇÃO
Para construir uma edificação é necessário que seu peso seja distribuído sobre algo, para que fique uniforme e para que não haja risco da edificação sofrer qualquer dano posterior sua construção. Para essa distribuição do peso, utiliza-se as Fundações.
2 FUNDAÇÕES
Fundação é o elemento estrutural que transfere ao terreno as cargas que são aplicadas à estrutura. Ela geralmente é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação. A escolha do tipo de fundação é responsabilidade do engenheiro projetista e é feita baseada nas informações geológicas. A fundação pode ser feita de diversos tipos de materiais e dependendo do tipo de terreno adota-se tipos diferentes de fundações.
2.1 SONDAGEM
É um relatório técnico elaborado por um engenheiro, geólogo ou geotécnico e contém as características de resistência, o tipo dos materiais encontrados nas diversas alturas da sondagem e o nível do lençol freático.
Analisando os perfis de sondagens o engenheiro ou técnico de fundações, conhecendo a obra que se pretende construir nesse local, poderá decidir o tipo de fundação adequada, assim como a cota (profundidade) onde a parte mais baixa da fundação ficará assentada.
2.2 TIPOS DE FUNDAÇÕES
Baldrame: é o tipo mais comum de fundação. É uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É a mais utilizada em edificações mais leves.
Sapata: é usada quando a carga da edificação é maior ou quando o solo não é resistente. A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação.
Estaca: é