INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: QUEM SÃO OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS?
Dayana Ribeiro dos Santos¹
RESUMO
A questão da indisciplina no contexto escolar é um dos temas que mobiliza gestores, professores, pais e alunos de diferentes escolas brasileiras. Entretanto, apesar deste tema constituir-se objeto de preocupação, no meio educacional é de um modo geral, superficialmente debatido. Pretendemos com esse estudo desmistificar as ideias e o olhar da sociedade de que os jovens são os principais culpados da indisciplina e da violência na escola. Com isso o estudo objetivou apresentar uma sistematização dos resultados obtidos através de um estudo bibliográfico envolvendo os descritores: escola, indisciplina e violência.
Palavras-chave: escola, indisciplina, violência, sociedade, jovens.
ABSTRACT
Introdução
A questão da indisciplina no contexto escolar é um dos temas que mobiliza gestores, professores, pais e alunos de diferentes escolas brasileiras. Entretanto, apesar deste tema constituir-se objeto de preocupação, no meio educacional é de um modo geral, superficialmente debatido. Com o objetivo de iniciarmos a cartografia desse fenômeno buscaremos, a partir de uma breve revisão bibliográfica, a contextualização da problemática que envolve os olhares que a sociedade atribui ao problema da indisciplina escolar e da violência na escola sendo os jovens ainda julgados como os principais culpados por essas práticas.
Com a criação da instituição escolar existia por trás de sua implementação o intuito de manter longe de seus estudantes os maus pensamentos, manter seus jovens longe do tempo ocioso para que estes não alimentassem pensamentos indisciplinados. A escola por sua vez não se explica pela ociosidade de seus estudantes, mas pelo fato de que todas as outras ocupações devem ser deixadas de lado e seus jovens devem se entregar aos estudos dignos de homens livres (Lopes & Galvão, 2005). Essa instituição era, assim, um lugar para se entregar aos estudos