Indisciplina
O referido trabalho visa buscar soluções para os problemas de indisciplina no Ensino Fundamental, na rede Estadual de Ensino em Corrente, a partir de uma observação, contando com a colaboração e o apoio dos docentes da escola. A indisciplina, apontada pelos docentes como um dos principais obstáculos ao trabalho pedagógico, está associada, também, à moralidade discente. Denotando a ausência de uma estrutura psicológica moral que desprepara o jovem para a convivência em ambientes regrados. Sob esse aspecto discute – se a educação moral e o papel dos limites na construção de um juízo moral do aluno.
Construir a disciplina no âmbito escolar não é uma tarefa fácil, mas espera-se com esse trabalho, contribuir de maneira considerável na redução do número de casos de indisciplina no ambiente escolar, que as escolas desenvolvam métodos e meios que garantam reestruturação da autoestima dos alunos que apresentam tal comportamento. Embora se saiba que a disciplina tanto na família como na escola é uma tarefa complexa, e que tanto pais quanto professores necessitam de uma formação adequada que os capacitem a realizar com êxito, um trabalho desta natureza.
Fala-se constantemente na crise da educação como uma crise política, administrativa, econômica, social. Por certo, todas essas dimensões contribuem para as dificuldades disciplinares existentes nas escolas e para aumentar os níveis de violência entre crianças e jovens, dentro e fora delas, para tanto, é necessário que se invista em instituições formadoras desse sujeito.
Diante desse pressuposto, foi desenvolvido um estudo mais aprofundado sobre o tema em questão. As observações foram feitas e os dados coletados na execução do projeto: Indisciplina: Uma questão de limites, uma observação feita em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Corrente- PI, utilizando informações já construidas e as adquiridas no decorrer do estágio como acadêmica, foi elaborado um questionário que inclui depoimentos de