Indisciplina
SOARES, Luzimara
JESUS, Erony Vieira Martins de RESUMO:
O objetivo deste trabalho foi mostrar quais os fatores que levam a indisciplina em sala de aula. Podemos perceber com a pesquisa bibliográfica, que são várias causas que podem desencadear a indisciplina escolar tais como: a educação familiar e cultural, as frustração, o tipo de prática pedagógica utilizada pela escola, entre outros. Hoje, a comunidade escolar e os professores se queixam muito dos alunos indisciplinados; os alunos não se concentram nos conteúdos e acabam trazendo transtornos em sala de aula. Com essa pesquisa podemos analisar que não se pode culpar os alunos, pela indisciplina, pois tem que buscar o porquê da sua atitude, investigar as causas indisciplinares, em seus vários aspectos. O próprio professor precisa resgatar em seu aluno o prazer de aprender. Ele devera ser parceiro de seu aluno no processo de ensino-aprendizagem. 1. Rede Municipal de Ensino (REME), kleidef@pop.com.br
INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo realizar algumas reflexões sobre as causas da indisciplina escolar. Neste sentido, por meio de pesquisa bibliográfica, buscou-se descobrir sobre as possíveis causas.
Escolhemos esse tema por observar que a cada ano os alunos ingressam na escola com problemas de indisciplina. Essa indisciplina leva os professores a considerarem que os alunos apresentam falta de concentração e dificuldade no processo de aprendizagem em decorrência ocorre transtornos no andamento das atividades em sala de aula. São muitos autores que discutem a indisciplina escolar no seu contexto educacional, entretanto, esta pesquisa aborda apenas os estudos de Freud, Kupfer, Winnecott, Lajonquiére, Aquino Kant, Latraille, Estrele e Olga Magalhães.
A indisciplina escolar constitui um dos desafios mais críticos com