Atps comportamento organizacional
UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GUSTAVO SEIXAS PELEGRINI
RA 428911
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
GUSTAVO SEIXAS PELEGRINI
ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Comportamento Organizacional do 1º ano do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera – UNIDERP.
Professora. Má. Yaeko Ozaki
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
CAPÍTULO 1
Definição de Comportamento Organizacional
Para se chegar ao fator da auto realização, devemos passar por barreiras que normalmente não são fáceis, mas enfrentando-as podemos ter o orgulho de ter planejado, organizado, executado e cumprido nossos objetivos.
Muito se tem discutido sobre o significado ou a definição que melhor explica o Comportamento Organizacional (CO), mas esse assunto vem sendo modificado cada vez mais ao longo do tempo.
O inglês Derek Pugh define o Comportamento Organizacional como: o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela.
Ou seja, Pugh diz que o CO seria uma disciplina curricular, onde podemos estudar o Comportamento humano, focando nas funções e no resultado final dessa função, analisando também o comportamento individual ou global de uma organização.
Seguindo um pouco mais além, John Ivancevich define o CO de uma forma mais complexa e detalhada.
O Comportamento Organizacional preocupa se com o estudo do Comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
Ivancevich analisa o foco das atitudes e instintos providos dos trabalhadores e ressalta o resultado obtido com