A indisciplina em sala de aula no 5° ano do ensino fundamental em uma escola publica estadual
CELEUCIA RODRIGUES FARIAS
A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PUBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA.
ITACOATIARA
2013
CELEUCIA RODRIGUES FARIAS
A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA NO 5° ANO DO ENSINO FUDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA.
Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade Pedra Pintada, como instrumento parcial de avaliação, para obtenção de nota.
ITACOATIARA
2013
SUMARIO
1.Introdução 03
1.1-O problema 04
1.2-Formulação do problema 04
1.3-Hipótese 04
1.4-Objetivos 05
1.4.1-Geral 05
1.4.2-Específicos 05
1.5-Justificativa 06
2.Referencial teórico 07
3.Metodologia 15
4.Cronograma 17
5.Definição de termos 18
6.Referencias 19
1.INTRODUCAO
Os alunos já não são mais os mesmos, A indisciplina em sala de aula é hoje, um fenômeno que vem sendo discutido em nossa sociedade com muita frequência, seja por meios acadêmicos, familiares, por educadores, psicopedagogos, psicólogos ou até mesmo pela mídia. Sabemos que a indisciplina escolar não envolve somente características encontradas dentro da sala de aula na relação professor-aluno. Fora da escola existem problemas sociais, como sobrevivência precária e baixa qualidade de vida, problemas culturais, psicológicos, além de conflitos nas relações familiares. A indisciplina no contexto escolar, está relacionada a fatores internos ou externos à escola. Entre as razões internas estariam, por exemplo, as condições de ensino e aprendizagem, a natureza do currículo, as características dos alunos, aos modos de relacionamento estabelecidos entre alunos e professores, e o próprio sentido atrelado à escolarização. Entre os fatores externos destacam-se a violência social e os conflitos psicológicos causados por ela, a influência da