Indisciplina
FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHUNS – FACETEG
PROJETO DE PESQUISA
INDISCIPLINA
GARANHUNS – PE
2012
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE
FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHUNS – FACETEG
PROJETO DE PESQUISA
INDISCIPLINA
Projeto apresentado a Professora Wilza da disciplina Metodologia Cientifica do curso Licenciatura Plena em Letras, II período, ministrada pela Universidade de Pernambuco para fins avaliativos.
GARANHUNS – PE
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. PROBLEMÁTICA 04
2. OBJETIVO 05
2.1 OBJETIVO GERAL 05
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 05
3. METODOLOGIA 06
4.CRONOGRAMA 08
5.REFERÊNCIAS 09
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma reflexão sobre a questão da indisciplina. Inicialmente foi feito breve histórico sobre indisciplina, através de um estudo teórico, para melhor compreender as causas e analisar os procedimentos metodológicos para lidar com a indisciplina. O trabalho buscou de modo pratico e teórico conceituar a indisciplina no âmbito escolar, foi necessário desenvolver procedimentos de coleta de dados como pesquisa bibliográfica e questionários com professores da escola pública.
É necessário conceituar e investigar o que são considerados comportamentos indisciplinados para os professores, quais as prováveis causas para tais comportamentos, e quais são os encaminhamentos possíveis para a construção de um trabalho pedagógico que possa minimizar a indisciplina na sala de aula. A questão da indisciplina nas salas de aulas é um tema que atualmente mobiliza as comunidades escolares. Em torno dessa problemática, pesquisas atribuem as causas a diversos fatores, tais como: o reflexo de pobreza e da violência; problemas no seu ambiente social; pais desinteressados com os filhos; a idade do aluno que interfere ou o professor que é