Rede social como ferramenta de marketing na eleição de 2012 no brasil
Mateus Barros Cordeiro dos SANTOS
Izabel Durynek
Cristiano Ximenes SENHORINI
João Gilberto Rodrigues da Cunha NETO
Universidade de Uberaba, Uberaba, MG
RESUMO
Este trabalho visa a pontar as diversas ferramentas do Facebook utilizadas na campanha política de 2012, através da diferença entre as fan page’s ou páginas dos candidatos Fernando Haddad, do PT, de São Paulo, e do candidato ACM Neto, do DEM, da Bahia. Mostrando os pontos positivos e negativos dos meios utilizados para divulgar suas campanhas e planos de governo, apontando em números o trabalho feito entre os dois candidatos à prefeitura de suas respectivas cidades.
PALAVRAS-CHAVE: Facebook; Fan Page; Fernando Haddad; Eleições 2012; ACM Neto.
INTRODUÇÃO
As redes sociais têm se tornado uma eficaz ferramenta no marketing empresarial, e não seria diferente sua descoberta como propaganda na política partidária. Sua eficiência perante a mídia nacional se deu com a rede Orkut que, adotando significados únicos e a expansão da comunicação através de comunidades, tornou-se em 2004 a principal rede utilizada no Brasil. Segundo dados da Gazeta Web, cerca de 55,72% dos usuários do Orkut eram do Brasil e com o decorrer dos anos a criação de novas ferramentas interligadas fez da rede Facebook um destaque perante os meios de comunicação.
No começo de 2012, a Experian Hitwise divulgou uma pesquisa que mostra o crescimento do Facebook, passando em numero de usuários o Orkut, atingindo o primeiro lugar no ranking brasileiro de redes sociais, com 34,16% de visitas, se comparada a outras redes. São Paulo e Rio de Janeiro foram, neste caso, as cidades com o maior número de usuários cadastrados para a pesquisa.
No mês de maio de 2012, o Facebook divulgou que o Brasil ultrapassou a Índia e se tornou o segundo país com maior número de usuários. Segundo levantamento feito pela Social Bakers dos 900 milhões de usuários, o Brasil possui 46,3