O Uso Das Redes Sociais Na Campanha Eleitoral TCC 1
LIMA, Michele Lopes de1
Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC
Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo
14 de novembro de 2012
MELO, Luciana Mendonça de2 - ORIENTADORA
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo sobre o uso das mídias sociais nas campanhas eleitorais, tomando como exemplo a disputa pela prefeitura de São Paulo em 2012, a maior cidade brasileira. O número de usuários das redes sociais cresce exponencialmente a cada dia, tornando estas mídias uma nova alternativa de comunicação entre os candidatos políticos e seus possíveis eleitores. Nesta pesquisa, o Facebook e o Twitter foram as mídias escolhidas para análise.
Palavras-chave: Mídias sociais, internet, campanha eleitoral.
1. INTRODUÇÃO
A sociedade atual tem sido chamada de sociedade da informação, devido à revolução que as novas tecnologias da comunicação têm provocado. Cresce a cada dia o número de usuários da internet e das mídias sociais. Rádio, televisão, jornais e revistas continuam sendo importantes meios de comunicação, mas todas as mídias estão se reconfigurando desde o advento da internet.
Com o avanço tecnológico e a facilidade do acesso, seja através de aparelhos como o notebook, smartphone, tablet, iPod, iPhone, dentre outros, é possível estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar. As pessoas já vêem a internet como parte do cotidiano de suas vidas, utilizando-a como lazer, estudo e trabalho. Com a evolução da comunicação via internet, surgiram as redes sociais, que permite ao usuário se conectar e se relacionar com outras pessoas.
Os sites de relacionamento ou redes sociais são ambientes que focam reunir pessoas, os chamados membros, que, uma vez inscritos, podem expor seu perfil com dados como fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com os outros membros, criando listas de amigos e comunidades. (TELLES, 2011, p. 82).
O Brasil se encontra em quinto lugar no ranking dos países com