Distúrbios Psíquicos - Neuroanatomia
DISTÚRBIOS PSÍQUICOS
TRABALHO DE NEUROANATOMIA
PRINCIPAIS NEUROTRANSMISSORES CORRELACIONADOS COM OS
DISTÚRBIOS PSÍQUICOS.
Os neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelos neurônios e utilizadas para a transferência de informações entre eles. Alguns neurotransmissores relacionados a distúrbios psíquicos são:
Serotonina
A serotonina desempenha um papel muito importante em nosso sistema nervoso.
A falta de serotonina no cérebro ou anormalidades no metabolismo da serotonina têm sido relacionadas há condições neurológicas. A serotonina é uma substância sedativa e calmante, que melhora o humor de um modo geral. Já, a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.
Derivado do aminoácido triptofano, a serotonina é encontrada em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, peru e laticínios. Alguns pesquisadores afirmam que se aumentar os precursores naturais da serotonina pode-se, seguramente, elevar seus níveis e aliviar a depressão, a dor, relaxa, melhora o sono e o desejo por carboidratos. A Serotonina é um modulador das vias senso-perceptivas, as quais também transmitem ao cérebro a sensação de dor. A Depressão, os Transtornos da Ansiedade, principalmente o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e o Transtorno do Pânico, também estariam relacionados à Serotonina, tanto assim que o tratamento para ambos também é realizado a base de antidepressivos. A ação terapêutica das drogas agem no Sistema Límbico, que é o principal centro cerebral das emoções, os quais aumentam a disponibilidade de Serotonina no Sistema Nervoso Central. Nesses estados de ansiedade, um outro neurotransmissor, a noradrenalina, também estaria diminuído.
Noradrenalina
Também chamada de norepinefrina, potencialmente esta envolvido, de algum modo, na atenção, no alerta, sono, memória, aprendizagem, ansiedade, dor, humor e no metabolismo cerebral. A produção é centrada na área do cérebro chamada