Neuroanatomia
CONCEITO E DEFINIÇÕES
As funções orgânicas, bem como a integração do homem ao meio ambiente, estão na dependência de um sistema especial denominado SISTEMA NERVOSO. Complexo e mais organizado dos vários sistemas do corpo humano. Este sistema controla e coordenam as funções de todo os sistemas do organismo e ainda, recebendo estímulos aplicados a superfície do corpo, é capaz de interpretá-los e desencadear, eventualmente, respostas a estes estímulos. Assim muitas funções do sistema nervoso central dependem da vontade (caminhar, por exemplo, é um ato voluntario) e muitas outras ocorrem sem que delas tenhamos consciência (a secreção da saliva, ocorre independente da nossa vontade) Seu máximo desenvolvimento é alcançado no homem, pois nesta espécie, o sistema nervoso central responde também por fenômenos psíquicos altamente elaborados.
FUNÇÕES
Sua principal função é integrar os vários processos fisiológicos, reacionais e adaptacionais do organismo com o meio. Assim muitas funções do sistema nervoso central dependem da vontade (caminhar, por exemplo, é um ato voluntario) e muitas outras ocorrem sem que delas tenhamos consciência (a secreção da saliva, ocorre independente da nossa vontade) Seu máximo desenvolvimento é alcançado no homem, pois nesta espécie, o sistema nervoso central responde também por fenômenos psíquicos altamente elaborados.
DIVISÃO E ESTRUTURAS
Duas partes fundamentais: SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
O sistema nervoso central é uma porção de recepção de estímulos, de comando e desencadeadora de respostas. O SNC está constituído de estruturas que se localizam no esqueleto axial (coluna vertebral e crânio). O telencéfalo e o diencéfalo originam o cérebro, sendo que são chamados hemisférios cerebrais são de origem telencefalica. O mesencéfalo permanece, com a mesma denominação, como uma parte do snc. O metencéfalo origina o cerebelo e a ponte. O mielencéfalo o