Psicanálise TSP
Bruna Domingues Dionísio, RA: C23145-2
TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS
Goiânia
2014
Bruna Domingues Dionísio, RA: C23145-2
TRABALHO DE PSICANÁSILE DO 1° BIMESTRE
RESUMO DO CAPÍTULO 4. PSICANÁLISE, DO LIVRO: “A DIVERSIDADE DA PSICOLOGIA” DE KAHHALE
Trabalho apresentado à disciplina de Teorias e Sistemas Psicológicos do curso de Psicologia da faculdade UNIP – Universidade Paulista. Objetivando requisitos parciais para conclusão da mesma.
Orientador: Profª. Cláudia Alves
Goiânia
2014
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO
II DESENVOLVIMENTO
III CONCLUSÃO
IV BIBLIOGRAFIA
I. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é entender o conceito e abordagens da Psicanálise desde o seu surgimento.
Cabe ao presente texto expor um panorama sobre a religião e a época em que se apresentaram os fundamentos da Psicanálise.
O presente texto apresenta a situação histórico-político-econômico-social e filosófica da Europa do final do século XIX, a fim de fundamentar histórica e epistemologicamente os principais pontos teóricos da Psicanálise freudiana, os quais são expostos em seguida.
II. DESENVOLVIMENTO
Principais pontos teóricos da Psicanálise freudiana:
1. A Europa no fim do século XIX – o surgimento da Psicanálise
- A passagem da Renascença, marcando o início da Idade Média e o fim do longo período que foi a Idade Média; o desenvolvimento deste novo período, culminando com o Iluminismo no século XVII, as Reformas Religiosas, o desenvolvimento da consciência individual e coletiva, levando às lutas e enfrentamentos como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
- Faz parte deste século o surgimento da Psicanálise em Freiberg, na antiga Checoslováquia, atualmente Pribor, em 6 de maio de 1856, nascia um homem que quarenta anos depois daria o impulso inicial a um sistema de