Logistica
Aquaviário ou hidroviário. Este modal pode ser chamado tanto de aquaviário como de hidroviário. Existem ainda outros nomes para denominar esse tipo de modal, que são: vias navegáveis, caminhos fluvial, caminho marítimo, aquavia, hidrovia, dentre outros.
Hidrovia são caminhos pré – determinados para o tráfego aquático e muito utilizados para realizar transporte em grande quantidade e em longas distâncias, principalmente pelo fato de que em países desenvolvidos esse tipo de modal é mais barato que a ferrovia.
O modal aquaviário é dividido entre transporte fluvial, ou seja, a navegação de rios e lagos; transporte marítimo ou o transporte de longo curso internacional; a cabotagem que é o termo empregado para a navegação ao longo da costa brasileira.
Dentre todos, o transporte fluvial é um dos mais baratos e pouco explorado pelo Brasil, mesmo sendo um dos mais eficientes em relação a quantidade de carga transportadas. Além de fazer a interiorização e posterior fixação da população nas regiões antes desabitadas aumentando assim a economia e o desenvolvimento nessas regiões.
O transporte hidroviário se divide ainda em marítimo,
No transporte marítimo, que é o mais utilizado no comércio internacional, ou de longo curso, inclui tanto os navios que realizam tráfego regular, pertencentes a Conferências de Frete, Acordos Bilaterais e, os outsiders, como aqueles de rotas irregular, os “tramps”.
Esse tipo de transporte marítimo, possui maior capacidade carga, carregando qualquer tipo de cargo e com menor custo de transporte, porém tem maior exigência de embalagens, tem menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos. Há ainda a necessidade de transbordo e são na maioria distantes dos centros de produção.
Aqui no Brasil, a hidrovia é pouco utilizada, mesmo havendo grandes bacias hidrográficas – aproximadamente 4.000 km de costa navegável e milhares de