Cardiovascular anfíbios
O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo com auxilio do sistema respiratório. Sistema cardiovascular dos anfíbios.
O coração de um anfíbio apresenta três cavidades: Dois átrios
(um direito e um esquerdo) e um único ventrículo no qual o sangue é direcionado ao pulmão ou ao corpo do animal quando passa pelo cone arterial se dividindo nessas duas vias de circulação. • A circulação nos anfíbios é dita dupla pois há o circuito corpóreo e o circuito pulmonar, e incompleta pois há mistura do sangue venoso e arterial no ventrículo do coração .
• O sangue venoso chega ao coração pelo átrio direito e passa ao ventrículo único onde será bombeado passando pelo cone arterial, para a circulação pulmonar através da artéria pulmonar .
Já oxigenado pelos pulmões e pela pele , o sangue regressa ao coração pelo átrio esquerdo através da veia pulmonar e vai novamente ao ventrículo, onde se mistura parcialmente com o sangue venoso e será bombeado para o corpo e para os pulmões novamente, passando pelo cone arterial que se divide nestes dois circuitos, corpóreo e pulmonar.
• Ou seja, do ventrículo o sangue é bombeado para os tecidos do corpo, passando pela artéria aorta; ou para os pulmões, pela artéria pulmonar.
• A contração dessincronizada dos átrios evita uma mistura completa do sangue arterial e venoso no ventrículo único, bem como o fato de o cone arterial se dividir em duas vias de
circulação.