Fichamento psicologia humanista
Professora: Roseine Patella – TSP
Aluna: Caroline Zanon de Faria - RA: B35FDD-4
SANTOS 2012
- A psicologia humanismta nasceu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70.
- A psicologia é dividida em quatro grandes, Sendo a Humanista a terceira força (depois da Psicanálise e do Behaviorismo ou Psicologia Comportamental). Surgiu nos Estados Unidos e na Europa. Abraham Maslow é considerado fundador desse movimento.
- A visão do Ser Humano no humanismo é a de um ser criativo, com capacidades de auto reflexão, decisões, escolhas e valores.
A Gestalt foi agregada ao humanismo pela sua visão holística do homem. Mas foi Carl Rogers, um dos maiores exponenciais da obra humanista , com sua terapia centrada no cliente ( ou na pessoa). Seus métodos foram usados nos mais amplos campos do conhecimento humano.
Apresentou três conceitos, que seriam adicionados depois para toda a Psicologia: a congruência (ser o que se sente, sem mentir para si e para os outros), a empatia (capacidade de sentir o que o outro quer dizer, e de entender seu sentimento), e a aceitação incondicional (aceitar o outro como este é, em seus defeitos, angústias, etc.).
- De forte influência existencial e fenomenológica, a Psicologia Humanista procura conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico, contrariando assim, a visão do homem como um ser dependente pelo mundo externo. No existencialismo, o ser humano é visto como ponto de partida dos processos de reflexão e na fenomenologia, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente.
- Experiência consciente, a crença na integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano, no livre arbítrio, espontaneidade e poder criativo do indivíduo.
- A realidade, para o Humanismo, deve ser fluída e não estática. A integração entre o indivíduo e o mundo, permite que ele sinta a realidade presente, libertando-se das exigências do passado e do futuro.
- Um dos