Portulaca Pilosa
RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo descrever a morfologia e anatomia da Portulaca pilosa pertencente à família Portulacaceae que abrange cerca de 30 gêneros e 500 espécies. É uma planta herbácea nativa das Américas, a partir do sul dos Estados Unidos até o sul do Brasil. No Brasil foram reconhecidas 13 espécies, com distribuição da Amazônia até o Sul do país, mas as maiores populações estão concentradas na região semi-árida. Através dos estudos desta planta foi possível classificar-la como uma planta pequena, suculenta, com raiz tuberosa, folhas alternas, com flores de cinco pétalas grandes, sendo de cor branca. As raízes são fibroso semi-carnuda, e os tricomas são bastante evidentes nos nós e estão em inflorescência. Sendo uma planta variável de acordo com seu habitat, ocorrendo algumas mudanças mínimas na sua morfologia pela presença de água disponível, temperatura e de acordo com os nutrientes disponíveis no solo.
Palavras - chave: Portulacaceae, anatomia, morfologia
INTRODUÇÃO
O nome Portulaca Pilosa é derivado possivelmente piloso, o que significa ser coberta com longos cabelos macios. A Portulaca Pilosa é uma espécie altamente variável. Vê-se que ela apresenta variabilidade morfológica durante o seu desenvolvimento de crescimento com variação entre as folhas. As folhas maduras são mais estreitos, mais curtos e mais hemisféricos na seção transversal. Diferenças físicas também podem ocorrer devido ao habitat variável que esta espécie pode ser encontrada. As que crescem em um habitat árido tendem a maior densidade de cabelos, e as que crescem em um ambiente úmido tendem a ter menos pelos.
Portulaca pilosa é uma espécie pantropical, nativa das Américas, a partir do sul dos Estados Unidos até o sul do Brasil. Ela foi introduzida em muitos outros países, juntamente com seus estreitos primos Portulaca oleracea bicolor e Portulaca. No Brasil, o gênero inclui 13 espécies e uma ampla distribuição, ocorrendo em todas as