Distúrbios da Micção
Incontinência urinária ou urina solta é a perda involuntária de urina através da uretra (micção involuntária).
Frequência urinária aumentada ocorre quando existe a necessidade de se urinar mais do que oito vezes ao dia (sendo também chamado de polaciúria).
Urgência urinária é quando o indivíduo sente vontade de urinar e ocorre a necessidade de se realizar a miccção imediatamente.
Urge-incontinência é quando o indivíduo sente desejo súbito e intenso de urinar, podendo perder urinar se não urinar rapidamente.
Bexiga hiperativa é um distúrbio de micção em que o indivíduo relata sintomas urinários de aumento na freqüência, urgência e urgeincontinência. Neste distúrbio, o músculo da bexiga (conhecido como detrusor) se contrai de maneira involuntária, despertando o desejo súbito e incontrolável de urinar, mesmo que o órgão não esteja cheio.
Em muitos casos deve-se suspeitar de diabetes. No diabetes a pessoa tem vontade de urinar, não existindo certa urgência, mas, ainda assim urina mesmo muitas vezes, em quantidades maiores, diferentemente da bexiga hiperativa onde não existe quase urina, mas existe a sensação e, principalmente, a urgência de urinar.
A bexiga hiperativa tem prevalência aumentada com a idade, com uma frequência maior em mulheres que em homens. Mais pessoas são afetadas de sintomas de bexiga hiperativa do que por doença de Alzheimer ou osteoporose.
Na bexiga hiperativa geralmente a frequência e a urgência são mais frequentes que a urge-incontinência.
Bexiga hiperativa não deve ser confundida com incontinência urinária, sendo termos distintos.
Incontinência urinária a toda hora e independente de posição ou esforço ocorre como resultado de uma disfunção do esfíncter por danos neurais, sendo geralmente consequente a cirurgias, traumas ou invasão tumoral.
Incontinência urinária de esforço, ou seja, aquela associada com atividades que resultam em um aumento na pressão intra-abdominal (como tossir, espirrar, dar risadas, andar,