TCC URETROCISTOGRAFIA 1
COLOCAR A PREVALÊNCIA DE DOENÇAS E PROBLEMAS QUE REQUEREM A UTILIZAÇÃO DESTE EXAME.
Uretrocistografia é um exame utilizado para investigar a obstrução do colo da bexiga em homens, as várias formas de distúrbios do colo vesical em mulheres no pós parto, e distúrbios do controle periférico da micção, como o caso do refluxo vesicoureteral. A realização deste exame consiste na utilização de contraste e observação da micção por radioscopia, obtendo-se radiografias da bexiga, colo vesical e da uretra (SUTTON; DAVID, 1997).
ACRESCENTAR ESTUDOS DE PREVALÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE EXAME TANTO NA POPULAÇÃO ADULTA QUANTO NA POPULAÇÃO INFANTIL.
Indivíduos que realizaram este exame relataram desconforto com a passagem da sonda que leva o meio de contraste ao trato urinário, além disto, existem relatos de sensações diferentes de desconforto dependendo da habilidade do radiologista e da colaboração do sujeito, desta forma, observam-se dificuldades na realização do exame na população infantil (D’ANCONA et al., 2001).
Apesar da utilização do mesmo equipamento e metodologia diagnóstica, observam-se diferenças na avaliação urodinâmica em crianças, de acordo com a literatura, isto ocorre pela diferença de habilidade e conhecimento do examinador, que pode evitar desconforto excessivo diminuindo o tempo de exposição. Além disto, a familiaridade com crianças associada com o conhecimento anatômico facilita a realização de exames pediátricos (D’ANCONA et al., 2001).
ACRESCENTAR PORQUE NA POPULAÇÃO INFANTIL É MAIS DIFÍCIL.
Desta forma, este estudo objetivou analisar a influência do operador da uretrocistografia no diagnóstico de refluxo urinário pediátrico, principalmente, em relação ao desconforto observado na população infanto-juvenil.
2. Materiais e Métodos
Foi realizado uma revisão sistemática, com busca nas seguintes bases de dados: Medline, Scielo, Scopus, Embase, Cochrane. Para realização deste procedimentos foram adotados os seguintes descritores: FALTA DEFINIRMOS.