Distinguir pensamento filosoficos
Como em muitas outras sociedades antigas, as narrativas míticas desempenhavam uma função central na sociedade grega. Além de estabelecer marcos importante na vida social, os mitos gregos promoviam concepção de mundo de natureza religiosa que propiciava resposta as principais indagações existenciais que desde sempre inquietaram os espíritos humano. Os eventos históricos, fenômenos naturais e os principais eventos da vida humana nascimento, casamento, doença e morte eram entrelaçados as historias tradicionais sobre conflitos entre deuses, intercâmbios entre deuses e homens e feito memoráveis de semideuses.
Pode-se dizer que a filosofia surge como uma espécie de comprimento com a visão mítica do mundo. Enquanto os mitos se organizavam em narrações, imagens e seres particulares, a filosofia inaugurava o discurso argumentativo, abstrato e universal. Além disso, ao contrario dos autores de mitos, os filósofos gregos tentaram elaborar concepções de mundo que fossem isentas de contradições e imperfeiçoes logicas.
A reflexão filosófica e radical, rigorosa e de conjunto radical dizer que a reflexão e filosofia é radical significa firmar que é uma reflexão profunda, que vai ate as raízes a questão ou problema, ate os seus fundamentos. Comumente quando pensamos em algo, permanecemos na superficialidade o que todo mundo diz ou pensa. Pensar filosoficamente é ir mais além, pensar de modo próprio e profundo.
Rigorosa a reflexão filosófica é rigorosa porque segue regras e métodos específicos. Para ser profunda, uma reflexão precisa ser analisada com rigor, colocando de lado as conclusões da sabedoria popular ou os preconceitos que trazemos conosco a respeito de determina tema de conjunto: a reflexão filosófica deve ser também de conjunto e isso significa que devemos pensar cada problema relacionamentos os seus aspectos, isto é, pensando cada aspecto de problemas com relação aos demais, construindo uma visão do todo. Uma reflexão filosófica não pode ser parcial,