resumos filosofia
1- Mostrar a dificuldade em definir filosofia
A filosofia é difícil de definir porque para dizer e entender o que esta é, é preciso estar dentro dela. As suas respostas, ou tentativas de resposta, já mais esgotam a questão, que permanece assim com a sua força a convidar outras respostas possíveis.
2- Identificar e analisar algumas definições de Filosofia.
Todos os homens são filósofos;
Em situações limites todos colocam questões filosóficas;
Até as crianças são capazes de colocar questões filosóficas;
As questões filosóficas são difíceis de responder;
As questões filosóficas podem ser sobre coisas banais - a partir do momento em que elas deixam de ser banais e se tornam um problema para alguém; As questões filosóficas são questões abertas, podem ter respostas diferentes dependendo do modo de ver o mundo de cada um.
3- Definir Filosofia a partir da sua análise etimológica
A filosofia tem origem grega, philos = amigo, sophia = sabedoria. Pela análise etimológica da palavra, entendemos a filosofia como uma atitude de amor à sabedoria, de procura do saber, da indagação da verdade.
4- Identificar e esclarecer alguns símbolos da filosofia
Coruja (ave de Atena) – o mais antigo símbolo da filosofia e da sabedoria.
Pensador de Robin – símbolo controverso pois pessoas dizem que reflectir é abertura a outras teorias e debaterem com outros filósofos.
5- Esclarecer a noção de filosofia e caracterizar o filosofar a partir da sua aproximação histórica.
6- Distinguir as explicações filosóficas das explicações mitológicas
7- Definir e caracterizar o mito
Os mitos são uma representação fantástica da realidade baseados em explicações sobrenaturais e fruto da imaginação dos homens. São narrações de caprichos e actos de divindades das quais provinham todas as coisas.
8- Caracterizar a atitude filosófica
Segundo Aristóteles a atitude filosófica resulta do Espanto da capacidade de admiração própria de todo o ser humano. O Homem não se limita a