Linguagem
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE LETRAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA LINGUAGEM
PROFESSOR: EGÍDIO
DATA: 09 de janeiro de 2013.
CONCEITO DE FILOSOFIA
DISTINÇÃO ENTRE ORIGEM E COMEÇO DA FILOSOFIA
* Qual é a diferença existente entre origem e começo da filosofia?
Para algumas pessoas, os termos origem e começo, em alguns casos são aplicados em algumas situações de forma equivocada, como sinônimos, por exemplo. Porém, ambas apresentam significados diferentes.
Partindo-se dos textos de Karl Jaspers e de Platão, origem não se trata de algo datado no tempo, mas da fonte donde brota a disposição de ânimo para refletir o que se impõe ao pensamento como digno de ser pensado. Já o começo, ao contrário da origem, é um termo que deve ser empregado no sentido cronológico, diz respeito a algo datado historicamente. Assim, podemos dizer então, que a filosofia teve seu início, ou começo, no século VII A.C.
* Qual é a origem da filosofia, segundo Platão e Aristóteles?
Segundo Platão, a origem da filosofia é considerada de uma forma similar à de Aristóteles, onde o impulso que leva o homem a filosofar, advém da sua capacidade de comtemplar o que vê, entendendo por isso a oportunidade que a contemplação se lhe oferece para transcender, ultrapassar a simples percepção e atingir a verdadeira realidade, para além de mera aparência sensível, enquanto que para Aristóteles, concebia a origem da filosofia como oriunda da capacidade que o homem tem de admirar certos fenômenos, que o levam a questionar a verdadeira razão do que ocorre.
DISTINÇÃO ENTRE MITO E RAZÃO
* O que distingue o pensamento filosófico da forma mítica de pensar?
Tanto o pensamento filosófico quanto o mítico, não há uma diferença muito acentuada, pois ambos se ocuparam igualmente da origem do universo. Mas a diferença fundamental é que o pensamento