Ceifadores e grampeadores
Neste trabalho da matéria de eletrônica analógica, será apresentada uma explicação a respeito de circuitos ceifadores e grampeadores.
Ceifadores e grampeadores são circuitos compostos por diodos para a obtenção de formas de ondas especiais, cada um deles, desempenhando uma função específica como sugere o nome.
Circuito Ceifador ou Limitador
Em um circuito ceifador (ou pode ser chamado também de circuito limitador) um semiciclo ou parte dele é cortado. O circuito ceifador é usado para proteger ou mudar o sinal da senóide. Um circuito ceifador bem conhecido é o retificador de meia onda.
Retificador de meia onda
A retificação de meia onda aproveita um semiciclo da senóide, para gerar na saída uma corrente cc (corrente continua) em uma frequencia de 16.6 rad/s. A corrente é pulsante.
Utiliza-se para formar um circuito retificador de meia onda, um diodo, que nos ciclos positivos, libera a corrente, pois a carga positiva deverá estar no anodo, tornando o diodo polarizado, e nos semiciclos negativos o negativo entra no anodo tornando o diodo inversamente polarizado, atuando como um isolante.
Deve-se tomar cuidado para dimensionar um diodo de capacidade adequada, pois quando uma corrente acima do seu nível de capacidade o percorre o diodo se torna um condutor comum, perdendo suas propriedades semicondutoras.
Imagens Exemplo:
1. Entrada ac no circuito.
2. Circuito elétrico com transformador.
3. Onda na saída do Diodo.
Circuito Grampeador
Um circuito grampeador é formado pelos componentes de um circuito ceifador mais um capacitor. Sua finalidade é levar um sinal da entrada para uma saída.
Grampeadores de Tensão
São circuitos que adicionam um nível CC (Vo negativo positivo) a uma tensão alternada. A figura 1 mostra um grampeador positivo.
No circuito da figura 1A, no semiciclo negativo de Ve o diodo conduz e o capacitor se carrega com o valor de pico da tensão de entrada menos uma queda de tensão no diodo. No semiciclo positivo o diodo