Relatório química
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS - DCAA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA No 4
(QUÍMICA BÁSICA)
ILHÉUS – BA
MAIO - 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS - DCAA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Maxuel Silva Ferreira
Valéria Borges dos Santos
PRÁTICA No 4: PROPRIEDADES INTERMOLECULARES
Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Santa Cruz, como requisito de avaliação da disciplina Química Básica, pelo professor Daniel Castro, curso de Medicina Veterinária.
ILHÉUS - BA
MAIO
1.0 INTRODUÇÃO
Na natureza, os átomos, em sua maioria, são encontrados associados a outros, essa associação garante-lhes menor energia e maior estabilidade. É devido a essa necessidade de se tornarem estáveis que as ligações químicas são formadas.
Há três tipos de ligações químicas: iônicas ou eletrovalentes, covalentes ou moleculares e metálicas.
Por conta da forte atração elétrica exercida pelos íons, os compostos iônicos, em condições ambientes, se apresentam no estado sólido. Em sua maioria, os metais também são sólidos, porém as substâncias moleculares podem ser encontradas nos três estados físicos. A explicação para esse fato é que entre essas moléculas, existem forças de atração com intensidades diferentes, são as forças intermoleculares. A determinação dessas forças depende não só dos compostos, mas também da densidade, condutividade elétrica, cor, ponto de fusão e ebulição, estado físico, entre outras características.
Força intermolecular é o processo químico pelo qual moléculas se atraem ou se repelem sem que ocorra a quebra ou formação de novas ligações. São elas: ligação de hidrogênio, interação dipolo-dipolo e força de van der Waals.
É devido a essas interações que substâncias podem ou não se misturar formando um composto homogêneo. A solubilidade de substâncias se dá em função de uma afinidade eletrônica existente