relatorio ceifadores
Experimentos de Ceifadores, Grampeadores e Multiplicadores
Data experimento: 11/09/2014
Data entrega: 25/09/2014
Piracicaba
2014
1. OBJETIVOS
- Verificar, experimentalmente, as formas de onda na saída dos circuitos ceifadores, bem como as suas curvas de transferência.
- Verificar, experimentalmente, as formas de onda na saída dos circuitos grampeadores, bem como as suas curvas de transferência.
- Verificar, experimentalmente, as formas de onda na saída dos circuitos multiplicadores, bem como as suas curvas de transferência.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Circuitos ceifadores são aqueles que ceifam (cortam) parte de sinal aplicado em suas entradas, sem querer distorcer o restante da forma de onda no tempo.
São utilizados para limitar a amplitude de um sinal (proteção), para formação de ondas e para controle da quantidade de potência entregue à carga.
O tipo de ceifador está relacionado com o sinal de saída estar em série ou paralelo com o diodo limitador e o se o sinal é cortado na transição do sinal pelo nível zero ou em uma tensão de polarização.
O circuito grampeador é aquele que “grampeia” o sinal em um nível DC diferente do sinal de entrada sem afetar a forma de onda.
O circuito multiplicador de tensão é aquele que aumenta o valor de uma tensão AC (senoide) por um número inteiro maior ou igual a dois. Os mais comuns são, o Dobrador, o Triplicador e Quadruplicador de tensão.
São basicamente constituídos por retificadores que, em função do número de estágios, conseguem retificar e multiplicar o valor da tensão de pico de entrada.
Logicamente com o aumento da tensão de saída, há uma diminuição da corrente que o circuito pode fornecer.
Exemplo de circuito ceifador:
Figura 1. Circuito Ceifador
Exemplo de circuito grampeador:
Figura 2. Circuito Grampeador
Exemplo de circuito multiplicador:
Figura 3. Circuito Multiplicador
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Gerador