DIODOS
Faculdade de Engenharia Elétrica
Curso de Graduação de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações
Disciplina: Eletrônica Analógica 1 - Laboratório
1. INTRODUÇÃO
Diodo semicondutor é um componente eletrônico ou composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes materiais durante sua formação, que causa a polarização de cada uma das extremidades. A função básica de um diodo é conduzir corrente no sentido definido pela seta no símbolo (ânodo → cátodo) e agir como circuito aberto para qualquer tentativa de estabelecer corrente no sentido oposto.
Figura 01 - Diodo
Os diodos podem exercer diversas funções. Nesse relatório será abordado principalmente o limitador ou ceifador, o retificador de onda completa, o regulador de tensão e por fim o Zener. Um limitador ou ceifador é um circuito que permite que, usando resistores e diodos, eliminar a tensão que não está interessada em chegar a um determinado ponto em um circuito.
Figura 02 – Circuito limitador de tensão
Figura 03: Formas de onda de entrada e saída de um circuito limitador ou ceifador.
Um retificador de onda completa é um circuito que transforma a corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC), convertendo as duas polaridades em corrente alternada num sinal elétrico em corrente continua, embora com oscilações. Uma das formas de construção é usando um transformador elétrico ou outro gerador de corrente alternada e dois diodos. Todavia, o sistema mais conhecido é o retificador em ponte, que utiliza quatro díodos, como neste experimento.
Figura 04 – Circuito retificador de onda completa e sua forma de onda de saída.
Um regulador de tensão, tem por finalidade a manutenção da tensão de saída de um circuito elétrico. Sua função principal é manter a tensão produzida pelo gerador/alternador dentro dos limites exigidos pela bateria e pelo sistema elétrico que está alimentando.