Defina
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
TRABALHO PREPARATÓRIO
CONCLUSÃO
ANEXOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Este relatório descreve a definição de circuito limitador (também chamado circuito ceifador), bem como a demonstração de exemplos de aplicação do mesmo, observando as características das formas de onda.
OBJETIVO
Projetar e testar circuitos limitadores.
TRABALHO PREPARATÓRIO
Defina um circuito limitador genérico.
Circuito limitador, ou também chamado circuito ceifador de tensão, é um circuito com diodos e outros dispositivos que limitam a tensão em um valor máximo e/ou mínimo pré-estabelecido. Um ceifador de sinal elimina parte de uma forma de onda e passa somente o sinal que ocorre acima ou abaixo de um determinado nível de tensão ou corrente. As aplicações incluem a limitação de amplitudes excessivas, formação de ondas e o controle da quantidade de potência entregue a uma carga.
Sendo 0V < V < 10V, projete um limitador para a configuração da Figura 1, tal que:
V0 ≥ -V;
Para isso, ajustamos a tensão de entrada em 10 VPP, oriunda do gerador de sinais, com offset em –5 V, e inserimos um diodo inversamente polarizado, conforme a Figura 2. Partindo do valor de 0V, a tensão de saída assumirá o valor da tensão de entrada, pelo fato de o diodo estar em corte, até a limitação da queda de tensão do diodo em -0,7V, que se manterá constante até o momento em que a tensão de entrada eleva seu valor até chegar a zero quando, a partir de -0,7V, a tensão de saída assumirá a tensão de entrada até chegar a zero, pelo fato de o diodo estar novamente em corte, e o ciclo se repete ao longo do tempo. Vide as formas de onda na Figura 3.
Figura 1 – Circuito limitador de tensão
Figura 2 – Circuito limitador, com diodo inversamente polarizado.
Figura 3 – Formas de onda da tensão de entrada (amarelo) e