Dissolução e diluição.
Foram realizados três atividades em aula, dissolução de um ácido concentrado, diluição de uma solução de de HCl e dissolução de sólido NaCl, com o objetivo de nos familiarizarmos com os materiais utilizados em laboratório.
RESUMO:
Na primeira atividade ''Dissolução de ácido concentrado'', preparamos uma solução de 100 mL para 0,1mol/L de HCl, a partir de uma solução concentrada de HCl 37%, com uma densidade igual a 1,19 g/mL. Determinamos que o volume de HCl concentrado para pipetar é de 8,28 mL através de cálculos que fizemos em aula. Então transferimos o volume calculado com a pipeta graduada, para o balão volumétrico de 100 mL completando com água destilada até a altura do menisco e homogeneizamos a solução. Na segunda atividade ''Diluição de uma solução de HCl'', preparamos uma solução de 0,1 mol/L de HCl. Determinamos que o volume necessário da solução 1 mol/L de HCl para pipetar era de 5 mL com base nos cálculos feito em aula. Em seguida transferimos o volume com a pipeta volumétrica para um balão volumétrico de 50 mL, e completamos o volume com água destilada até o menisco, homogeneizamos a solução. Na terceira atividade ''Dissolução de sólido NaCl'', pesamos de 0,9 g a 1 g de NaCl com precisão de 0,1 mg em um béquer, acrescentamos 20 mL de água destilada para dissolver, e com o auxílio de bastão de vidro e do funil analítico colocamos no balão volumétrico de 50 mL, e completamos o volume com água destilada, logo após calculamos a molaridade da solução, nos dando um resultado de 0,3 mol/L.
Atividade 1:
Materiais:
- pipeta graduada, balão volumétrico de 100 ml, água destilada.
Métodos:
Preparamos uma solução de 100 mL para 0,1mol/L de HCl, a partir de uma solução concentrada de HCl 37%, com uma densidade igual a 1,19 g/mL.
Determinamos o volume de HCl concentrado para pipetar conforme os cálculos a seguir:
1) 1,19g ---------- 1 mL X ---------- 1000 mL
X = 1190 g/L
2)