Como proceder para preparar uma solução.
Trabalho da disciplina de física e química
Como proceder para preparar uma solução
Professora:
Realizado por:
Objectivos:
-preparar soluções de concentração conhecida por dissolução do soluto e por diluição de uma solução concentrada.
Fundamentos teóricos:
- Solução
É o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanómetro.
As soluções são compostas por moléculas ou iões comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos).
- Solução concentrada
Quando o soluto se encontra na quantidade máxima que o solvente pode diluir.
- Solução diluída
Quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade.
- Soluto (disperso)
É a substância que pode ser dissolvida.
Encontra-se geralmente num estado físico diferente do solvente, o mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução
A partir do soluto, é possível saber qual o nível de saturação da substância (solvente), o soluto adicionado ao solvente torna-se uma solução.
- Solvente (dispersante ou dissolvente)
É a substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio, é o dissolvente que estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução.
A água é um solvente inorgânico, chamado frequentemente de "solvente universal" pois é usado para dissolver muitas substâncias.
-factor de diluição
Consiste no processo pelo qual se reduz a concentração de uma solução por adição de solvente. A extensão de uma diluição indica geralmente o volume final de solução necessária. Assim, uma diluição a 5 volumes significa que foi adicionado solvente até um volume final cinco vezes maior que o inicial. Este valor é o denominado factor de diluição que indica quantas vezes foi diluída a solução.
Procedimento experimental: 1. Num copo