Relatorio
Karina Ono
Reações qualitativas para identificação de aminoácidos e proteínas
Relatório da disciplina de Bioquimica ministrado ao curso de medicina veterinária da Universidade Estadual de Londrina.
Profa.Dra Suely Mayumi Obara Doi
Londrina
2013
Objetivos
O objetivo central desta abordagem é identificar Aminoácidos e Proteínas, avaliando todo processo no âmbito da forma e conceituação da identificação dos mesmos.
Introdução
As proteínas são biomoléculas muito ricas nos seres vivos, onde a sua função é essencial no processo biológico. Elas podem ser encontradas em todas as células vivas representadas. As mesmas se diferenciam umas das outras, pela ordem dos aminoácidos, tipos de aminoácidos e números dos aminoácidos. Os Aminoácidos possuem um átomo de carbono central, onde há ligações covalentes com um grupo amina primária (+NH3), um grupo carboxílico (-COO), um átomo de hidrogênio (H) e uma cadeia lateral ( R ). É no radical da estrutura do aminoácido que é diferenciado a sua função.
[pic]
Neste relatorio serão apresentadas as discussões sobre os resultados obtidos durante experimentos realizados utilizando de relaçoes quantitavas para identificação de aminoacidos e proteinas.
Procedimento Experimental
Para convergir ao objetivo central do trabalho, foram realizados as seguintes relações entre reações e técnicas em laboratório:
1.Relação de Biureto: A reação de biureto é própria das proteínas, que caracteriza as cadeias polipeptídicas, ao ligar Cu2+ com o grupo amina dos demais.
Para uso desta reação foi seguido a seguinte técnica:
1.1Técnica:
Preparar três tubos de ensaio da seguinte maneira: • Nomear com as seguintes